xitizap # 34

a petição JA

pescadinhas fritas

o Graal HCB ?

multi fuel

novinha em folha

soltas

 

 

photos by Filipe Branquinho

 

Fotógrafo de Moçambique expõe

 obras sobre Londrina

 

Filipe Branquinho é autor da exposição “Um olhar sobre Londrina”, que foi aberta ao público no dia 8 de Março (2007) na sala José Antônio Teodoro, na Secretaria de Cultura

da Redação
n.com@sercomtel.com.br

 

O olhar de um fotógrafo natural de Moçambique sobre a cidade de Londrina pode ser conferido em 17 fotografias na exposição de Filipe Branquinho, “Um olhar sobre Londrina”. A exposição … foi coordenada pelo Museu de Arte e permaneceu aberta ao público até o dia 30 de março.

“Para Filipe, o recorte instaurado pelo olhar sobre Londrina faz com que, aos poucos, o olhar estrangeiro (...), se transforme num olhar local, descobrindo aquilo que Londrina tem e encanta ao viajante do ver”, diz o texto de apresentação da exposição, escrito pelo professor de Arte Visual da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Isaac Camargo.

Filipe Branquinho morou em Londrina até o ano de 2006. Ele já expôs seus trabalhos na cidade no ano retrasado, em ocasião da Mostra Afro-Brasileira de Palmares.

O texto de apresentação descreve ainda “a natureza que corta a dureza do concreto nas visões do lago Igapó; o urbano que se mistura com o verde dos jardins; o céu em nuvens que ameaça chover; o céu vermelho que rivaliza com a terra que aqui há.” Conforme o assessor de Artes do Museu de Arte, Fernando Martinez, “Branquinho fotografou, para a exposição, a arquitetura, a mudança de tons, o urbano inserido no natural, entre outros aspectos da cidade.”

Ainda de acordo com o assessor, Branquinho também trabalhou com interferências, que são formas de manipulação de imagens, para dar o sentido que desejava às fotos. “São 17 fotos coloridas, feitas com extensa pesquisa sobre as regiões, os prédios, os locais de Londrina”, comentou.

 

xitistats

 

july 2007, hits = 1,207,948

 

website criado a 17 Março 2003

 

 

CIP lança Newsletter sobre Governação Democrática

O Centro de Integridade Pública (CIP),

uma organização da sociedade civil moçambicana estabelecida formalmente em Junho de 2005, está a lançar o seu Newsletter sobre matérias ligadas à governação democrática, em sentido lato, e à transparencia, integridade e anti-corrupção, em sentido mais restrito, veiculando material de grande informação.

 

A ideia CIP surgiu da constatação de que em Moçambique a  instalação de um ambiente de boa governação democrática, integridade e transparência não pode estar entregue apenas às instituições do Estado. A sociedade civil é chamada a dar o seu contributo, através de várias dimensões de actuação, nomeadamente a pesquisa, as campanhas de sensibilização, a monitoria das práticas e das reformas, as acções de advocacia. O CIP surgiu para levar a cabo algumas dessas acções tendo como fim o desenvolvimento sócio-económico de Moçambique.

http://www.integridadepublica.org.mz

 

xitizap

é uma iniciativa editorial privilegiando a energia,

e a sustentabilidade ambiental

 

… a divulgação da astronomia,

e outros tópicos da ciência popular

nota sobre " usos justos "

esta webpage poderá conter imagens e citações sujeitas a direitos de autor, cuja utilização não haja sido especificamente autorizada pelo proprietário desses direitos. XITIZAP torna esta webpage disponível na tentativa de fazer avançar o entendimento da sustentabilidade ecológica e outras questões de justiça ambiental. XITIZAP considera que isto constitui uma utilização justa do material sujeito a direitos de autor tal como prescrito nas secções relevantes das leis planetárias.

Contudo, se porventura XITIZAP houver utilizado involuntariamente qualquer material sujeito a direitos de autor, solicita-se ao detentor desses direitos que traga o assunto à nossa consideração por forma a que o devido reconhecimento seja feito. Caso V. Excia. queira utilizar materiais eventualmente sujeitos a direitos de autor para propósitos que ultrapassem um "uso justo", deverá então obter permissão por parte do detentor desses direitos.