Text Box: corridor sands

 

 

o projecto Corridor Sands

 

na zona do Chibuto

a Corridor Sands Limitada (CSL) planeia estabelecer uma exploração integrada combinando a mineração de areias pesadas, processamento mineral e operações de beneficiação.

 

O investimento incluirá a mina propriamente dita, e uma estação de processamento (a 2 estágios) que permitirá recuperar os valiosos minerais pesados das areias - ilmenite (óxido de titânio e ferro), rútilo e leucoxene (ambos próximos do dióxio de titânio puro), zircon (silicato de zirconium).

 

Em paralelo, será construído um enorme complexo de fundição – inicialmente com 3 fornos eléctricos de 37 MW de potencia unitária, e na fase final com sete a oito smelters - com vista à transformação da ilmenite numa escória com um teor de 85% de dióxido de titânio, e ferro dúctil de alta pureza. Segundo o prospecto da Corridor Sands, este projecto de energia intensiva está bem colocado para beneficiar dos substanciais recursos de produção eléctrica da sul-africana Eskom eventualmente canalizáveis através de uma linha 400 kV que atravessará Maputo.

 

Na primeira fase, a produção anual de 412 500 toneladas de escória de dióxido de titânio implicará um investimento de USD 500 milhões e, no seu estádio final – um milhão de toneladas anuais – o capital investido superará os USD 800 milhões.

 

O projecto transformará Chibuto – actualmente com uma população estimada em cerca de 50 000 habitantes – numa cidade industrial e, inicialmente, providenciará emprego a 2500 pessoas (directo e indirecto).

 

A WMC planeia iniciar a construção do emprendimento em 2004, e conta operar o primeiro forno em 2007.

 

Chibuto

... e os elementos

 

em Moçambique, Corridor Sands marcará o desenvolvimento da década.

 

Com uma evidente lógica mineiro-industrial, o projecto integrará uma gama de recursos naturais que exponenciará o valor acrescentado para níveis jamais alcançados no país – pelo menos em termos relativos, e de densidade estruturante.

 

Chibuto – uma futura megalópole industrial – será palco de transformações tão profundas que se torna difícil visualizar a sua imagem futura.

 

Tal como o projecto Gás Natural (Temane – Sekunda), Corridor Sands representa uma desafiante aposta nos desígnios industriais, e ambos relevam de uma inatacável lógica. Em contraste com a Mozal cuja racional permanece obscura – à parte o facto de poder ter funcionado como chamariz de investimento estrangeiro.

 

O sucesso de Corridor Sands dependerá apenas da sabedoria dos homens e, em termos de gigantismo, o projecto tem apenas um equivalente – a hercúlea exigência de protecção e conservação ambientais. O que implica um sábio Plano de Gestão Ambiental – e seu gigantesco exercício.

perspectivas

xitizap # 10

titânio no Chibuto

corridor sands

águas de titânio

elektro papos

sos zimbabwe

marrabenta

xiti stats

links & downloads