com a devida vénia

scans de artigos publicados

pelo suplemento Ecomomia & Negócios

do Notícias

 

um memorando de entendimento

 

foi recentemente assinado por Moçambique e África do Sul com o objectivo de se facilitar a construção da barragem de Mepanda Uncua  - no vale do Zambeze.

 

de acordo com o comunicado conjunto sobre as conversações entre os Presidentes dos dois países, o memorando de Pemba traduz um acordo visando criar " um ambiente favorável ao investimento no sector energético do vale do Zambeze".

 

recorde-se que o principal projecto planeado diz respeito a Mepanda Uncua - uma central hidroeléctrica de 2500 MW a jusante de Cahora Bassa, cujo execução requererá um investimento na ordem de $ 1.3 biliões USD.

 

embora ainda não se conheçam os contornos financeiros deste investimento, o acordo agora assinado facilitará a participação de investimentos sul-africanos em caso de arranque do empreendimento

 

Tarifas EDM

 

sem quaisquer explicações aos consumidores a Electricidade de Moçambique (EDM) agravou fortemente as tarifas de venda de electricidade.

 

A nova estrutura tarifária apresenta algumas novidades tais como o novo agrupamento de escalões, a tarifa agrícola e o aumento do escalão social de 50 para 100 kWh/mês, mas insiste noutras velhas e bizarras distorsões - como seja o progressivo subsídio ao esbanjamento à custa dos escalões inferiors.

 

Entretanto, permanecem obscuras as razões que terão levado a EDM a esquivar-se à pública explicação da sua nova estrutura tarifária. Particularmente quando ela contem 1 ou 2 aspectos de relevante política social …  e, em marketing, isto pode ser uma imperdoável distracção.

 

Recorde-se que, apesar de o governo ter ordenado a completa reorganização de contas da empresa, a EDM persiste em não apresentar contas públicas - e auditadas.

xitizap # 6

mozal, mavoco e os media

 lixos da Mozal

blackout em New York

especulação em Agosto

blackout no Quebec

elektro papos

pixels cipriano

 

elektro papos

 

setembro 2003