xitizap # 37

HCB - olha quem fala

Kariba - fev 12

economicismo hidroeléctrico

por exemplo

ondas de cheias

Zambeze - jan 2008

Zambeze - cronologia 1

 

2007- Cheias Zambeze 2007 / Zambezi floods 2007

 

xitizap # 37

jan/fev 2008

 

nota sobre " usos justos "

esta webpage poderá conter imagens e citações sujeitas a direitos de autor, cuja utilização não haja sido especificamente autorizada pelo proprietário desses direitos. XITIZAP torna esta webpage disponível na tentativa de fazer avançar o entendimento da sustentabilidade ecológica e outras questões de justiça ambiental. XITIZAP considera que isto constitui uma utilização justa do material sujeito a direitos de autor tal como prescrito nas secções relevantes das leis planetárias.

Contudo, se porventura XITIZAP houver utilizado involuntariamente qualquer material sujeito a direitos de autor, solicita-se ao detentor desses direitos que traga o assunto à nossa consideração por forma a que o devido reconhecimento seja feito. Caso V. Excia. queira utilizar materiais eventualmente sujeitos a direitos de autor para propósitos que ultrapassem um "uso justo", deverá então obter permissão por parte do detentor desses direitos.

 

 

 

 

 

xitizap é uma iniciativa editorial,

 privilegiando a energia - e a sustentabilidade ambiental

 … a divulgação da astronomia e outros tópicos da ciência popular.

 

 

Zambeze – fim de um Alerta Vermelho

 

 

Foi ontem oficialmente declarado o fim do Alerta Vermelho que vigorava no rio Zambeze desde 3 de Janeiro 2008.

 

Segundo o INGC (Instituto Nacional de Gestão de Calamidades), vinte (20) foram as pessoas que morreram em resultado directo das cheias e inundações no rio Zambeze (“excluindo ataques de crocodilos”), e catorze (14) outras faleceram devido à cólera que no entretanto emergiu em algumas zonas de reassentamento.

 

Ainda segundo o INGC, neste momento decorre a distribuição de talhões de terra em áreas mais altas visando um reassentamento de cerca de cem mil (100,000) pessoas.

 

Estima-se que os encargos com as operações de assistência às vítimas destas cheias e inundações (salvamento, abrigo e subsistência temporária) tenham já atingido os USD 50 milhões. Este valor não inclui os investimentos necessários à implementação dos ciclópicos reassentamentos que oficialmente se projectam para o Vale do Zambeze.

 

 

Pergunta-se:

 

Quando em duas estações de chuva seguidas (2007/08) duas tragédias hídricas muito similares ocorrem no Vale do Zambeze, haverá ou não conclusões a tirar quanto à imediata reformulação da gestão hidrológica da Hidroeléctrica de Cahora Bassa?

 

josé lopes

 

março 12, 2008

 

Text Box: in gliving.tv/architecture ...

gráfico [fonte: DNA (2008)]

gráfico [fonte: DNA (2008)]