xitizap # 36

bom dia Cahora Bassa

o veto dos comissários

procurement World Bank

quem tem medo de HVDC ?

Sambódromo Zambeze

Lacan em Timor

soltas

 

 

 

quem tem medo de HVDC  ?

 

 

Enquanto na EDM (Electricidade de Moçambique) se continua a brincar aos bilionários 400 kV HVAC (Zambeze-Maputo), na Eskom afinam-se as opções HVDC* caso seja necessário importar mais electricidade de Moçambique.

 

Tanto quanto percebo, a Eskom decidiu concentrar-se em duas hipóteses HVDC: (i) um reforço da actual ligação ± 533 kV Songo- Apollo e (ii) uma nova ligação Zambeze-Maputo ± 533 kV com passagem pelo gás natural de Temane.

 

Relativamente ao reforço da actual conexão HCB-ESKOM (1400 km) a ESKOM analisou a viabilidade de aumentar a potência que recebe do Zambeze e concluiu que, não só era possível duplicá-la de 1800 para 3600 MW aos actuais níveis de tensão ± 533 kV, mas que talvez fosse mais interessante chegar aos 3800 MW via operação a ± 600 kV.

 

Tudo isto a custos muito interessantes – 40 a 50 milhões USD pelo transporte de mais 2000 MW do Zambeze (HCB + Moatize p.e.).

 

Numa outra perspectiva, e enquanto o comissariado EDM pavoneia biliões de dólares em transmissões tentativamente equivalentes, a ESKOM (e a SAPP entre outros) vão refinando a ossatura da rede eléctrica regional SADC e, no caso de Moçambique, o modo preferido para evacuação de potência Zambeze é a construção de uma nova ligação bipolar ± 533 kV HVDC Zambeze-ESKOM (1600 km) – com passagem por Temane.

 

Daqui à distância, subscrevo qualquer uma destas opções ESKOM – tudo muito mais limpo, muito menos dispendioso, muito melhor qualidade de transmissão.

 

Claro que tudo isto exigirá que a HCB não se vá esquecendo de mandar limpar os isoladores no Songo como aconteceu há semanas com a actual administração HCB – altura em que, num pico de crise, a ESKOM se viu privada de 1300 MW durante mais de 8 horas.

 

josé lopes

 

novembro 2007

 

HVDC – High Voltage Direct Current (transmissão corrente continua); sistema radicalmente diferente dos 400 kV AC (corrente alternada) propostos pelo comissariado EDM.

 

 

aposto que agora vêm com a teoria da conspiração internacional ...

 

xitizap # 36

 

nov 2007

 

 

Feasibility of increased power via Apollo Songo HVDC scheme

 

 

by N Mbuli, Eskom

 

IEEE PowerAfrica 2007

 

august 2007 @Wits/JHB

 

 

click & read

 

Michael Bahrman, P.E.

 

ABB

IEEE PSCE

Atlanta, November 1, 2006

 

engraçado

 

anos depois

do Blackout em New York (14 Agosto 2003), esta é uma interessante imagem sobre a conversa HVDC e HVAC que por aqui vai.

 

check  xitizap # 6

(setembro 2003)

Text Box: por exemplo ...